top of page
  • Antonieta Rodrigues

Ideia de refeição para o verão

Ficar na cozinha de volta dos tachos nos dias quentes de verão não é o que queremos! Aliás, queremos é passar mais tempo no jardim a relaxar ou na piscina com os miúdos. Por isso, trazemos-lhe uma sugestão, rápida, fácil, versátil e deliciosa - as tábuas!


Pode ser uma tábua mista, de quejios ou de enchidos, é como preferir e lhe apetecer. Nem precisa de ligar o fogão, só tem que preparar a lista para quando for ao supermercado. Se não tiver uma tábua (como estas, por exemplo), tem de certeza um prato ou uma travessa grande para apresentar. A forma como vai dispôr os elementos é que vai encher as vistas. Afinal, também comemos com os olhos, verdade?


Tabua mista acompanhada de vinho verde, servida no patio
Tábua Mista acompanhada de Vinho Verde

O que colocar na tábua

A tábua é composta por elementos "pronto a comer". Deve ter uma boa combinação entre salgado e doce com o uso dos queijos, enchidos, fruta fresca da época, compotas, frutos secos, patés, azeitonas e pickles. Tudo isto tem de ser acompanhado de tostinhas, grissinis ou um pão de centeio.


Queijos

Escolha queijos de consistências diferentes, como queijo da Ilha, queijo vaca, queijo ovelha ou de cabra regional.


Enchidos

As carnes são preferêncialmente de porco. Pode optar por um fuet, salpicão, presunto ou um sortido de porco preto. Corte as fatias finas.


Fruta e Oleaginosas

Opte pelas frutas frescas da época como o melão, ameixas, figos... As uvas também ficam muito bem. Frutos secos: nozes, cajus, pistachios, amêndoa ou avelãs.


Montagem da tábua

1 - Comece por cortar algumas fatias de cada queijo e deixe o resto inteiro - coloque uma faca de lado para se ir fatiando, uma com serrilha para os queijos mais duros e outra sem para os queijos mais macios ou para os patés - como um foie gras. Vá colocando num lado da tábua.

Tabua com queijo, azeitonas e grissinis com presunto
Exemplo de grissinis com presunto

2 - Para dar mais cor e diversidade, coloque do outro lado os enchidos. Aqui deve de dar asos à criatividade. Pode enrolar nos grissinis uma fatia de presunto ou fazer uma flor com os outros fatiados - veja aqui como fazer.


3 - Para acrescentar mais textura e requinte, espalhe os frutos secos, aqui e ali, e disponha a fruta fresca inteira, como os cachos de uva, ou laminada numa tacinha com palitos espetados. Não se esqueça de adicionar uma compota ou marmelada, são sempre um sucesso na degustação. A fruta desidratada, como o figo e o alperce, são uma óptima conjugação com o queijo.


4 - Finalize com outros complementos em taças pequenas: azeitonas, pickles ou um azeite de qualidade com um pouco de vinagre balsâmico - nada mais simples e saboroso que mergulhar o pão num bom azeite!


As quantidades vão depender dos número de pessoas, mas não deixe de rechear a tábua e de a adaptar para que todos a possam disfrutar. Como opções vegetarianas pode colocar um hummus de grão-de-bico, cenouras e pepino em palito acompanhadas de um molho tzatziki. Delicioso e refrescante!



tabua mista acompanhada de vinho verde fresco
Delicie-se no nosso terraço!

Relaxe no nosso terraço!

Temos o espaço e serviço perfeito para que possa deliciar-se com uma tábua mista ou só de queijos! A nossa tábua é composta por produtos nacionais e de qualidade. Escolhemos sempre a fruta da época e adaptamos os produtos à sua preferência.

Feita com carinho e bom gosto, convidamo-lo a vir pinicar a nossa tábua enquanto nos visita. Uma óptima experiência sem ter de sair do conforto da sua casa!

84 views0 comments
bottom of page