• Ana Castro

O tempo já convida a picnics!

Atualizado: Jun 21

E o Porto está cheio de locais incríveis para aproveitar um belo Picnic e relaxar ao ar livre!

Aqui na #boavistaguesthouse conhecemos alguns dos melhores spots para picnic, uns mais turísticos, outros mais secretos (onde vão os tripeiros da gema), mas todos eles com vistas deliciosas.

Vamos deixar aqui uma lista de 6 locais incríveis no Porto – os mais próximos e acessíveis desde a Boavista Guest House:


1 – Jardins do Palácio Cristal – É dos jardins mais românticos da cidade, com árvores repletas de camélias (tão típicas por aqui), que criam uma passadeira rosa ou branca de pétalas por todo o parque. Tem vários jardins diferentes dentro do mesmo, uns que são uma verdadeira varanda sobre o Douro, outros mais reservados, onde se consegue imaginar a côrte das donzelas de outros tempos…

Este parque é o local perfeito para ir a pé desde a Boavista Guest House (10 minutos), estender uma toalha num dos belos jardins e petiscar...a olhar o #riodouro, os barcos, os pavões que andam livres e simplesmente relaxar!

Vista sobre o Rio Douro e Ponte da Arrábida
Palácio de Cristal

2 – Horto / Passeio das Virtudes – Aqui também se pode chegar a pé (15 minutos) e é um dos locais favoritos dos jovens portuenses. É um local mais pequeno – tem um jardim onde podem relaxar, mas o ex-líbris é a escadaria do #passeiodasvirtudes, que faz uma espécie de plateia para observar a verdadeira “obra de arte” - o pôr-do-sol no Rio Douro!

Aqui é mais difícil arranjar lugar, convém ir cedo (bem antes do pôr-do-sol!)



3 – Parque da Cidade – o maior e mais completo jardim do Porto! É o pulmão da cidade, que se extende por alguns quilómetros até à praia. Tem lagos, patos, zonas de relva, zonas de árvores, campos desportivos, zona de refeições com mesas e um caminho circular por onde se pode caminhar, andar de bicicleta, correr...

Pode lá chegar de bicicleta - pela ciclovia que desce a Avenida da Boavista, a pé (ainda é uma boa caminhada, mas agradável) ou de autocarro – a forma mais fácil! Mesmo na rua da Boavista Guest House passa a linha 502 que o vai deixar à porta do parque.

Vista sobre o lago do parque cheio de gaivotas
Parque da Cidade do Porto

4 - Praias - Ah, a costa nortenha!...é tão longa, linda e cheia de recantos para um solarengo picnic! São várias as praias que podem escolher, mas as mais próximas são as da Foz – Praia Homem do Leme, Praia do Molhe, Praia dos Ingleses, que são mais pequenas e resguardadas, com rochas para explorar e óptimas para as crianças brincarem na água - ou a de Matosinhos, com um areal maior e o mar mais aberto, muito escolhida para aprender surf. Em todas elas a água é fria! Estamos no Atlântico :D

Mas quando o objectivo é picnicar, o importante é a beleza do mar e do céu azul, areia limpa para deitar e tempo, para aproveitar!

No Norte há as famosas Nortadas, sugerimos um pára-vento para os dias mais ventosos.

Para a zona das praias podem ir no autocarro 502, que passa em frente a Boavista Guest House ou de Metro, que vai até à Praia de Matosinhos.

Areal e água da praia ao fim de tarde
Praia de Matosinhos

5 – Jardim do Passeio Alegre – Este jardim está logo junto às praias, onde termina o Rio Douro e começa o mar, na chamada Foz Velha. Com uma paisagem única, aqui podem relaxar antes, p. ex. de uma bela caminhada até à Ribeira. É um jardim que está nas memórias de infância dos portuenses...onde os pais levavam as crianças a ver os pescadores ou até mesmo a jogar minigolfe. É um jardim pequeno mas não muito turístico, pelo que terá sempre um espacinho à sua espera.

Podem lá chegar pelo autocarro nº 500, desde a Rotunda do Castelo do Queijo, de Matosinhos ou até mesmo da Ribeira. Também da Boavista Guest House até à Rotunda do Castelo no autocarro nº 502 e depois a pé, ou trocando para o nº 500. Por lá passa ainda o Elétrico nº1, que vem da Ribeira.


6 – Jardim do Morro – este jardim já está do outro lado da margem, em Vila Nova de Gaia, mas é sem dúvida o que tem a melhor vista de todas – a Ribeira (toda a cidade portuense se vê daqui) e a sua cascata de casas típicas, a imagem mais partilhada do Porto! É um jardim que está no alto do morro, junto à Serra do Pilar e da Ponte Luís I, daí a espetacular vista. Relaxem o tempo que quiserem, mas não percam o pôr-do-sol! É lindo, lindo!

Tem espaço para picnic, está na zona histórica perto de todos os monumentos e caves do Vinho do Porto e é super acessível – através da linha amarela do Metro.

Desde a Boavista Guest House (estação de metro Carolina Michaelis) podem ir em qualquer linha do metro até à Trindade e trocar então para a linha amarela, que atravessa a Ponte e pára mesmo junto ao Jardim do Morro.


E com estas dicas só temos a desejar que desfrutem! Petisquem o nosso picnic nesta maravilhosa cidade que tanto tem para oferecer e levem na memória o nosso pôr-do-sol, o nosso cheiro a natureza e os nossos sabores mais tradicionais. De certeza que voltarão, pois o #Porto “Faz das Tripas Coração” para marcar quem por cá passa!


48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo