top of page
  • Foto do escritorboavistaguesthouse

Juntos pela Sustentabilidade no turismo - soluções para a poluição plástica

O mês de junho é o mês em que celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente e é um momento de reflexão para todos sobre as nossas ações diárias e como podemos promover a consciencialização sobre a proteção do nosso planeta. Este ano, o tema é sobre soluções para a poluição plástica, no âmbito da campanha #CombataAPoluiçãoPlástica.


“Mais de 400 milhões de toneladas de plástico são produzidas a cada ano, metade das quais de uso único. Desse total, menos de 10% é reciclado. Estima-se que 19-23 milhões de toneladas acabam em lagos, rios e mares. Hoje em dia, o plástico sobrecarrega os aterros sanitários, é deitado nos oceanos ou é queimado, tornando-se numa das mais graves ameaças para o planeta.


Além desses impactes, existe um risco menos conhecido: os microplásticos estão já presentes na cadeia alimentar, na água que bebemos e até mesmo no ar que respiramos. Segundo algumas estimativas, as pessoas consomem mais de 50.000 partículas de plástico por ano. Muitos produtos plásticos contêm aditivos perigosos, o que pode representar uma ameaça à saúde.


O Dia Mundial do Meio Ambiente 2023 visa mostrar como os países, as empresas e os indivíduos podem e devem usar este material de forma mais sustentável, oferecendo a esperança de que um dia, a poluição plástica seja história.” - informação do website turismodeportugal.pt


Garrafa de vidro com água
Água de boas-vindas

Este é um tema que nos toca particularmente. A Boavista Guest House, comprometeu-se a tornar o seu modelo de gestão mais sustentável e todas as ações praticadas têm esse propósito em mente. Ainda temos um longo caminho a percorrer, mas pequenas mudanças, têm grandes impactos. No que diz respeito aos plásticos, temos feito algumas substituições, como os nossos aménites - de frasco individuais para dispensadores; só vendemos a água em garrafas de vidro; a nossa água de cortesia é oferecida em garrafa de vidro reutilizável; acabamos com os pacotinhos individuais de manteiga e compotas e reciclamos aquele que ainda não conseguimos substituir. Se tiver sugestões ou outras observações sobre o nosso desempenho na luta contra o plástico, por favor partilhe! As suas ideias e experiência é bem-vinda e estamos abertos ao diálogo.

Garrafa com gel de banho e champô na parede
Dispensador de gel de banho e champô

O nosso compromisso de sustentabilidade parte de escolhas mais sustentáveis em diferentes áreas e setores e por isso mesmo somos certificados pela Biosphere onde convidamos a saber mais sobre as nossas práticas e que no final se sinta convidado a juntar-se a nós!


Através de ações individuais e coletivas, podemos contribuir para a proteção do meio ambiente e garantir um futuro sustentável para as próximas gerações. Vamos aproveitar o mês em que celebramos o Meio Ambiente para fazer a diferença, promovendo a consciencialização sobre a sustentabilidade.

22 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page